Centro de Canindé

Um mergulho no passado viajando pelo tempo

Pesquisa: Júlio Cézar Marques Ferreira Lima – Alemão
      Pesquisa realizada para o Colégio Menino Jesus
      Nome da Aluna -  ROCILANY CECÍLIA BATISTA DA SILVA
Falar sobre o centro da cidade de Canindé é impossível deixar de comentar sobre a nossa origem a história do ontem e de hoje! O centro da cidade de Canindé tem 2.611 imóveis entre prédios, rezidencias, Edifícios com um elevado centro conercial movido e aquecido em especial pelo turismo religioso. É considerado um grande centro de peregrinação, romaria e devoção ao Santo de Assis. A cidade é conhecida como o maior santuário franciscano da América Latina e o segundo do mundo. Fica atrás apenas da cidade italiana de Assis, onde nasceu o santo. Por esse motivo reúne durante os festejos e romarias, centenas de milhares de romeiros vindos de todo o Brasil, principalmente de cidades do Nordeste.
Nos ultimos anos a cidade tem crescido com as sucessivas construções e reconstruções principalmente no centro devido o desenvolvimento do comércio, foram demolidas diversos prédios históricos da cidade sem nenhum controle, verifica-se uma desvalorização e degredação do patrimônio edificado do centro hisatórico da cidade. Pois consideramos de fundamental importância uma reflexão sobre esse tema. Por exemplo, os antigos prédios que existiam no alto dos romeiros como a sede do tiro de guerra construido no século passado, o primeiro cinema de Canindé que ficava em frente à Basílica de São Francisco Os casarões da Praça da Basílica, da Rua João Pinto Damasceno, é raro os prédios históricos existentes em nossa cidade á exemplo do prédio da Biblioteca Pública Cruz Filho é uma pena que  o mercado do centro da cidade destruiram sua fachada e fecharan quase todas as portas que davam acesso ao interior do mercado. Hoje é difícil um turista identificar os portões de entrada do mercado público. As praças estão quase em sua totalidade abandonadas sem conservação, as ruas as avenidas sem urbanização, pavimentação adequada sem placas de  sinalização do transito, as calçadas ocupadas por mercadorias dos comércios enfim a falta de infra-estrutura para uma cidade tão importante como a nossa querida Canindé. Esqueceram das nossas origens Canindé, a bela e progressista cidade sertaneja, situada á margem esquerda do Rio do mesmo nome, em 1775, era apenas um simples arraial, onde fora estabelecido anteriormente uma missão de Índios denominados canindés que, então, povoavam os sertões ocidentais do aldeamento de Monte-Mór, o Novo da America, hoje Município de Baturité. 
Ninguém poderia imaginar que aquele humilde lugarejo, situado no meio do sertão inculto, povoado apenas por algumas fazendas de criadores vindos da ribeira do Jaguaribe, pudesse um dia transforma-se na cidade que hoje se ergue magestosa, atestando a lei da evolução e do progresso; e, depois de um século, nesta terra reclusa nos sertões do ceará, viesse surgir piscina de bênçãos e regeneração espiritual.
Foi, portanto, neste lugar modesto e pobre, que o São Francisco de Assis escolheu para espalhar os prodígios de sua caridade e de seu amor á pobreza.

A gloriosa virtude do grande servo de DEUS quis patentear o poder de sua proteção e misericórdia, fazendo nascer, ali, uma fonte de graça e favores espirituais, impulsionadas pela fé que emana o cristianismo, fator grandioso de progresso humano.
Em 1775, o português Francisco Xavier de Medeiros situou a sua fazenda á margem esquerda do rio Canindé, a pouca distancia do local, onde depois se começou os fundamentos da antiga capela de s. Francisco das chagas. Xavier de Medeiros, que tanto concorreu para o desenvolvimento da colônia, construindo diversas capelas pelos sertões do ceará, nunca imaginou que edificação da aludida capela, fosse destinada pela providencia, a perpetuar pelos séculos futuros o maravilhoso poder de S. Francisco das chagas. Devoto do grande santo patriarca, inspirado, talvez, nos insondáveis designos de DEUS, fez votos de erigir, próximo á sua rústica morada, uma capela consagrada glorioso S. Francisco das chagas.
Vista do Convento Santo Antonio para o centro da cidade Capela sendo transformada em Matriz de São Francisco 1904
Ereção da capela - Os trabalhos daquela edificação vinham sendo feitos desde o ano de 1785,tendo sido em 1792, por causa de uma grande seca que naquela época assolou a Capitania do Ceará. Em 1795, passando o terrível flagelo que devastou os sertões Cearenses durante três longos anos, voltando a bonança dos tempos, Xavier de Medeiros pode reencetar a construção da capela que, finalmente, foi verdadeiramente concluída no ano de 1796. Bem se pode imaginar a consolação que sentiu Xavier de Medeiros ao ver concluída a modesta ermida, se erguendo airosa no pequeno arraial, testemunhando o valor da vontade firme que tem a alma fortalecida na fé. Todos os moradores do nascente arraial e das fazendas visinhas, com os corações a transborda de santa alegria, vendo erguida a modesta capelinha dedicada ao Seráfico patriarca de Assis, atraídos pelos sublimes inspirações de suas crenças cristãs, começaram a elevar suas fervorosas preces ao trono do Altissímo, suplicando a proteção de São Francisco das Chagas, para a nova povoação. Logo aos romeiros anos em que o novo tempo foi aberto a devoção publica quando os devotos abrasados pela fé ardente recorriam a intervenção São Francisco Das Chagas, foram tantos fatos miraculosos e tamanhos a graças concedidas na atraente e já bem frequentada capela de Canindé, que, em breve, a fama desse portento de favores celestiais, se propagou em todo ceara, e transpondo seus limites, já achava também nos estados visinhos. Deste então, tiveram inicio as romarias que, ao aumentando de ano em ano, traziam muitas ajudas ao milagroso santo, enriquecendo bastante seu patrimônio, considerado alguns anos depois, um dos mais ricos do Estado. Fonte  (Jornal O Santuário de São Francisco, órgão oficial da basílica de Canindé – Ceará – Ano 51 – 1º de fevereiro de 1996, nº 1168)  

Loja dos Romeiros na Rua JoãoPinto Damasceno próximo a Basílica
 A Basílica de São Francisco das Chagas é o coração da Cidade de Canindé


Cartão postal da cidade, a Basílica constitui o principal ponto do turismo religioso em Canindé. A construção da capela primitiva foi iniciada em 1775. No século de XIX, já elevado à condição de Igreja Matriz, o templo passou por grandes reformas. Em 1910, o frade capuchinho Frei Mathias de Ponterânica resolveu empreender a construção do templo atual, encarregando essa tarefa ao arquiteto italiano Antonio Mazzini. Destacam-se também, os magníficos afrescos do pintor italiano George Kau. Em 1923, o papa Pio XI eleva o santuário de Canindé à condição de Basílica.

Casa dos Ex-votos

Ao lado da Basílica está a Casa dos Milagres, onde os romeiros depositam ex-votos (arte-sacra rústica), fotografias, pinturas, roupas, mechas de cabelo e outros objetos, a fim de registrar graças alcançadas. 
 

 
Praçada Basílica 1946
No ano de 1934, a Cidade de Canindé, com uma população estimada em 2.400 habitantes, mantinha um Cinema com uma sessão por semana com regular freqüência. No ano de 1946 á Cidade de Canindé com uma população estimada em 3.500 habitantes, existiam dois Cinemas, havendo quatros sessões de Cinema Semanais.
Após 22 anos depois da instalação do primeiro Cinema e 11 anos da instalação do segundo, com uma população de mais 5.000 habitantes, o Cine Canindé, acaba de cerrar definitivamente as suas portas, o único que se achava funcionando nesta Cidade.


                                                      
                                                          29 de julho de 1946
Juntamente com a Basílica e a Estátua de São Francisco, a Praça do Romeiro constitui o trio de atrativos mais importantes de Canindé. Gigantesco anfiteatro, com capacidade para 110 mil pessoas, a praça costuma ficar lotada no período de 25 de setembro a 03 de outubro, quando é celebrado o novenário de São Francisco. Neste mesmo complexo, o visitante irá encontrar o Museu e o Zoológico de Canindé